Salão +B discute a mudança no calendário da moda no Brasil

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Olá pessoal,

Sempre buscando trazer as principais novidades do mundo da moda para vocês, o blog Novalua está presente nos principais eventos relacionados ao ramo.

Dessa vez estivemos prestigiando o Salão Mais B, que está rolando no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), e logo no primeiro dia presenciamos uma palestra de Paulo Borges, Gloria Kalil, Valdemar Iódice e Roberto Davidowicz.

O tema principal discutido foi a importância da mudança no calendário da moda no Brasil. Para quem não sabe, as datas da SPFW e do Fashion Rio serão alteradas a partir de 2013. “Há 17 anos essa questão vem sendo discutida, desde o primeiro São Paulo Fashion Week. As coleções de verão serão apresentadas na segunda quinzena de março, enquanto as de inverno na segunda quinzena de outubro, portanto seriam logo após a temporada internacional”, explica Paulo Borges.

Segundo Valdemar Iódice o mercado jê vem exigindo essa mudança no calendário: “A Iódice faz dois lançamentos de inverno e o consumidor/lojista já vem comprando na primeira fase. É preciso continuar fazendo as coleções por mês de entrega. Em minhas lojas, por exemplo, eu preciso ter novidades todo mês”.

Roberto Davidowicz, Valdemar Iódice, Gloria Kalil, Paulo Borges e o intermediador Carlos Ferreirinha

Outro tópico levantado foi o crescimento das fast fashion, grandes magazines que apostam na produção rápida e contínua de novidades. “Eu aposto na expansão de lojas próprias e franquias, além da criatividade aliada a produtos importados, por isso eu tenho a Iódice e a Iódice Denim, para lutar em igualdade com as fast fashion”, disse Valdemar.

Gloria Kalil deixou claro que toda essa mudança toda só irá dar certo se houver uma união dos empresários do setor para cobrar do governo mais atenção para a indústria da moda. “Estamos falando de uma coisa que já está acontecendo, agora é preciso reivindicar, até porque parece que só a indústria automobilística comove este país”, afirmou.

Para Roberto Davidowicz as dificuldades são enormes, mas ao mesmo tempo as oportunidades são enormes, portanto é preciso ter foco para achar o nicho de mercado para cada um.

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